domingo, 14 de agosto de 2011

profdilneidaros: O PODER DA COMPREENSÃO-VOCÊ GOSTA DE SER PAI?

profdilneidaros: O PODER DA COMPREENSÃO-VOCÊ GOSTA DE SER PAI?: "Agosto dia 14,domingo chuvoso,dia dos queridos pais. Poderia criar um post comemorando este dia tão especial,divulgando e exaltando nosso..."

O PODER DA COMPREENSÃO-VOCÊ GOSTA DE SER PAI?

Agosto dia 14,domingo chuvoso,dia dos queridos pais.


Poderia criar um post comemorando este dia tão especial,divulgando e exaltando nossos queridos e amados papais...vou apenas usar este espaço para dividir o que sinto neste momento.
Ontem dei uma palestra sobre a estrutura familiar na cidade de Arroio do Sal.Enquanto eu falava observava os pais ali presentes,mas minha mente estava bem longe no interior de Caxias do Sul,onde reside meu querido pai.
No passado um excelente professor,escritor de discursos,administrador,contabilista,jardineiro,alfabetizador,agricultor,...pai.
Hoje após o AVC,cada vez que olho pra ele tento separar a emoção de ver que a vida é frágil,que tudo passa de forma extremamente rápida,apesar de os anos estarem andando devagar na velha dicotomia que se chama:vida.
Na sexta pela manhã o levei para uma consulta à um novo neurologista.O horário 8:00 da manhã,pois o médico atende uma vez por mês em Caxias do Sul e é o ÚNICO a atender pelo IPÊ em uma cidade do porte de Caxias.Não é exagero,não brinco com esse tipo de coisa.É o único neurologista a atender pelo convênio estadual naquela grande cidade.
Na verdade não estou reclamando de nada,não adiantaria.O que me chamou a atenção foi um dado importante que esse distinto médico,muito atencioso e educado me disse ao observar as dezenas de tomografias encefálicas de meu pai.Ele me disse:
-Dilnei,a hemorragia que seu pai teve há algum tempo atrás afetou a região da compreensão,ou seja meu pai ouve normalmente,se alimenta sozinho,caminha,enxerga,porém não compreende as falas.O som chega mas o cérebro não processa de maneira suficiente para devolver em resposta compreensível e deu um exemplo simples.Se alguém me disser:bom dia!,responderei bom dia,pois meu cérebro COMPREENDEU.Máquina fabulosa.
Fiquei feliz,pois sai com uma explicação séria,simples e correta.Alguns medicamentos novos e a rotina costumeira..
E aí entra a compreensão.Simples.Eu também tenho que fazer um exercício de compreensão para entender que ele meu pai,passou pelos mesmos trabalhos e dificuldades que eu passo atualmente.Sou professor também.Sou pai também.E ao olhar para os pais durante a palestra os provoquei perguntando se eles gostavam de ser pais?claro que para muitos seria óbvio,mas hoje em pleno século da modernidade,da evolução tecnológica,do tudo "pronto"..somos bons pais???Sentimos ainda a angústia boa de tentar estar ao lado dos filhos em sua conduta cotidiana?E os valores familiares mudaram também junto à modernidade?
Isso não pode mudar nunca.Nunca.O GRANDE VALOR ESTÁ E SEMPRE ESTARÁ NOS PEQUENOS GESTOS,NOS PEQUENOS MOMENTOS,NOS OLHARES,NOS AFAGOS,NOS COLOS,NAS ALTAS RISADAS,NOS CHOROS E PRINCIPALMENTE NA COMPREENSÃO...

EU TE AMO PAI E TE AGRADEÇO PELO SER HUMANO QUE ÉS.
FELIZ DIA DOS PAIS PARA TODOS.




NUNCA DESISTAM DE SEUS SONHOS