INTERVENÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PROFESSORA:DÉBORA SOTTER
ACADÊMICO:DILNEI ABE DAROS
LOCAL:EMEF ARACY GOMES VALIM-ARROIO DO SAL/RS
Esta micro intervenção faz parte do Curso de Pós Graduação em Direitos Humanos da FURG/SAP.
Prezados leitores e seguidores.
Esta postagem tem um motivo especial pois é o relato de uma prática em Direitos Humanos,ocorrida recentemente,em uma turma de 5a série da escola supra citada.Meu objetivo era uma abordagem sobre o que meus alunos entendiam ou pensavam sobre o tema Direitos Humanos.
Na última sexta-feira ocorreu a última intervenção,que foi iniciada com uma discussão sobre o tema há duas semanas.Quando iniciei a intervenção fui claro em meus objetivos e disse-lhes qual era a minha proposta.Abri então para que cada um falasse o seu entendimento sobre o tema.Observei que com pequenas exceções o assunto girou em torno de sintonizar Direitos Humanos com momentos de conflitos sociais como por exemplo rebeliões em cadeias,sequestros e tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro.
Também dei uma tarefa para ser realizada em casa,que era perguntar aos pais sobre o que entendfeiam sobre os Direitos Humanos.
Saí dessa primeira intervenção com uma certeza,eles são sedentos de esclarecimentos.Como então eu faria para trazer este esclarecimento?
Então analisei o que mais gostavam de fazer e resolvi unir isso ao meu tema.
Eles adoram os jogos de perguntas e respostas,então confeccionei cartões com temas diversos envolvem os Direitos Humanos nas áreas socias,ambientais,políticas,educacionais,etc
.
Foram feitos grupos e um tempo foi delimitado.
Após as referidas perguntas e suas respostas,e claro muita discussão,solicitei que cada um falasse sobre a tarefa de casa.A grande maioria demonstrou que suas próprias famílias carecem das informações corretas e que esse é um papel que o Estado não está cumprindo.
Ouvi todos eles,e fiz meus comentários.Em seguida passe o curta-metragem "Ilha das Flores" e fomos conversando sobre dignidade humana,consumismo e meio ambiente.Estávamos na metade da intevenção quando um grupo de alunos das séries finais do ensino fundamental veio para apresentar seu trabalho sobre a Etnia Africana(história,valores da sociedade africana,comparações com a nossa sociedade,etc).
Foi impressionante a discussão e a curiosidade sobre a questão da diferença sob o "olhar" do outro,ou seja nós olhamos o "diferente",com menosprezo,porquê?
O final foi uma grande conversa,uma grande troca,verdadeira socialização entre alunos.Fiz questão de observar e não ser percebido.Sentei em um cantinho escondido da sala,e fiquei olhando e absorvendo.
Minha emoção maior foi ouvir de uma aluna o seguinte:
-Agora eu sei que os presos também podem ser normais,ou seja podem se tornar cidadãos de bem se nós ajudarmos.
Fiquei extremamente emocionado,pois na minha frente estava uma cidadã de 11 anos de idade.
Encerrei e fiquei pensando como reagiriam as famílias quando seus filhos chegassem em casa comentando sobre o ocorrido?Independente da reação,a intervenção foi positiva,e cumpriu sua função de esclarecer e ao mesmo tempo enriquecer a bagagem individual destes futuros cidadãos de nossa sociedade.
Já estou pensando em fazer um Projeto permamente para o ano de 2011.Claro,mais elaborado,mais embasado.
Ficarei agradecido por idéias,comentários,e também por ter meus colegas e professores de Curso como seguidores.
Obrigado
Profa.Débora e Prof Alexandre.
GRANDES MESTRES.
Toda intervenção que tem como finalidade principal a reflexão sobre os direitos humanos é muito valida. No momento em que nos posicionamos a realizar tal exercício ,temos um bem muito precioso , possibilidade da reflexão de conceitos e prováveis mudanças de paradigma ,que poderão trazer benefícios para toda coletividade.
ResponderExcluirOlá parabéns pela iniciativa!! É encontrando professores como tu que continuo apaixonada pela arte de educar!! Abraços
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