domingo, 6 de maio de 2012

ESTAR....SER...REFLETIR...SERENAR

               Ser humano em suas complexidades do cotidiano,ser humano massacrando-se em pensamentos o tempo todo.A busca de segundo à segundo dos neurônios para nossas próprias criações mentais.
               Em uma manhã de domingo como essa e também como centenas que já passaram e passarão,estou mais uma vez,fazendo reflexões sobre meu próprio caminho.Gostaria apenas de divagar com vocês compartilhando um pouco dessas reflexões em forma de frases soltas.
Nós humanos somos tão complexos que no final de tudo nos damos conta de que o "simples" é o correto.Mas não é fácil.O simples nos traz serenidade.Nunca antes se pensou tanto,se fez tantas conjecturas,tantas análises em grandes grupos como agora.O mundo está melhor?ou pior?Tenho quase certeza que uma grande maioria dirá que está pior,péssimo,horrível...
Talvez ele esteja igual como sempre foi e até acho que, se fizermos uma análise detalhada envolvendo aspectos sociais,culturais,políticos,humanos,etcetcetc veremos os mesmos sinais que vemos hoje.
               Porém....ah,porém hoje parece-me que estamos mais sensíveis,mais pensantes.Isso não significa que é de todo positivo,do contrário não teríamos mais conflitos armados.Imagine só,em pleno Século XXI,ainda temos guerras,com direito a tiros,mortes de civis,militares,crianças,adultos,mulheres,homens,animais..........pois é....animais.
Lembro que em minhas últimas duas aulas no turno da noite,mencionava as diferenças entre os hominídeos e sua evolução(homo habilis,erectus,neandhertalensis,sapiens,etcetcetcetc)e um aluno chamou minha atenção com uma frase.Uma frase daquelas que provoca duas sensações.A primeira que tranca o teu raciocínio que estava desenrolando-se, e a outra que desperta dentro de você alegria por ver ali na sua frente um ser com visão de mundo.E provavelmente esse educando nem tenha noção disso.
Eis a pergunta que saio no meio da explicação:
-Professor,então significa que o homem parou de evoluir quando chegou no Sapiens?
Deu vontade de rir,chorar,pular.....ali em minha frente,no interior do interior desses rincões escondidos no litoral norte,alguém que já na fase adulta da vida,pai de família e trabalhador estava literalmente "acordado".
Resposta:
                O homem continua evoluindo e provavelmente esse corpo como conhecemos hoje,sofrerá modificações daqui há alguns vários e vários anos em decorrência de muitos fatores como alimentação,clima,problemas emocionais,doenças novas,guerras,etc.
Alguém aí quer opinar sobre isso?
              Sabemos que o homem está digamos modificando-se há mais de 1 milhão de anos.A partir desse último "modelo" chamado sapiens,o que poderá modificar nesse "homo"?
Em todas as mudanças ocorridas com o homem,o mundo ao seu redor também se modificava.Será que esse forma de reflexão,essa fase analítica do ser,atualmente vai servir de base ou terá resultados no próximo "homo" daqui a alguns milhares de anos??
               Que tipo de corpo e de mente teremos?Que mundo teremos?Ainda teremos um mundo?
Acho que teremos sim,e poderá ser até melhor,desde que esse período de reflexões e análises sirvam para orientar as novas gerações fazendo com que elas acordem para o simples.ISSO MESMO SIMPLES VIVER,pois eu como a grande maioria que vive em sociedade vive formas variadas de hipocrisia.Sim usamos máscaras o tempo todo e não estou dizendo que somos falsos.O mundo infelizmente cria rótulos e nos diferencia através desses rótulos.Se você errar em algum desses modelos,sofre.Então estar,ser,refletir traz a serenidade e quanto mais repassar isso,mais teremos uma cadeia de pensadores cidadãos que em uma hipóteses bem remota pode sim,alterar para melhor sua vida social.
Mas é tão complexo,ser simples.

ALGUÉM AÍ VAI COMENTAR???????

3 comentários:

  1. pura verdade prof que será de nós homens cada vez mais primitivos ,eles nao sabiam o que faziam e nós com toda evoluçao que sofremos nao somos primitivos mais sim completamente sem noçao do que estamos fazendo com nós proprios e com o mundo .

    ResponderExcluir
  2. Dilnei,
    Belas divagações sobre o ser humano. Nós sempre buscamos respostas e receitas para tudo. Isto é o ser científico, que busca exatidão, que busca tapar os buracos que existem nesta larga estrada chamada vida. Eu, embora também estou em constante busca de conhecimento, deixo muitas das explicações para o inexplicável, para o sagrado, para o espírito. Não que eu seja tão evoluída espiritualmente, mas é que é tão difícil acreditar nas coisas do mundo. Tanta maldade, tanta tristeza, tanto absurdo que acontece todos os minutos da vida! E a gente, em momentos de felicidade, sente-se até culpado por estar sentido algo bom enquanto muitos sofrem. Isto chega a ser doentio até. Por isso, na maioria das vezes, penso que estamos mesmo em um lugar de aprendizagem constante, para a nossa alma, mas que muitos não aprendem, levarão muito tempo ainda para progredir. Só assim para explicarmos a miséria, a violência, a morte. Esta última, com sua foice, é trágica, tão humana, que chega a ser incompreensível. E é assim que vejo o mundo em que vivo: um mistério em todos os sentidos. Já melhoramos? Acho que sim, mas muito pouco perto do que precisamos. Infelizmente. Abraços!Tatiana Dias

    6 de maio de 2012 07:28

    ResponderExcluir
  3. Tatiana,uma bela visão de mundo.Também tenho essa reflexões com base muitas vezes no sagrado...naquele sagrado sem rótulos,sem dogmas...naquele sagrado que encanta-se ao admirar um belo pôr de sol,ou a simples brisa tocar em sua pele...na natureza sinto-se pleno...sou parte daquele momento cada vez mais,ali me sinto realmente integrado nesse universo de várias nuances..Abc

    ResponderExcluir