domingo, 24 de junho de 2012

PESQUISA SÓCIO ANTROPOLÓGICA

               Nesta ultima quarta feira,dia 20 de junho de 2012,tive a oportunidade de ser palestrante para Educadores da Rede Estadual de Ensino,na cidade de Osório,no auditório da Câmara de Vereadores deste município à convite da 11a CRE na pessoa de sua Coordenadora Mônica Huegel.
               O assunto:Pesquisa Sócio Antropológica, como ferramenta adicional e diga-se de passagem imprescindível na Educação.
               Poderia tecer inúmeros comentários sobre o assunto,mas serei breve,pois observo que é o início de uma caminhada que dará muitos frutos para nossa sociedade e para os cidadãos.
               Saber a bagagem,ou a matéria prima que temos para fazer nosso trabalho de Educador é primordial para uma educação verdadeira.Foi um momento importante dentro da Formação oferecida aos Educadores,pois estamos em uma transição de posturas educadoras importantes dentro do contexto social e histórico.
               Fiz um relato de experiência onde fiz questão de frizar que é sim,possível termos um contexto que envolva a teoria,a metodologia e a prática docente,juntamente com a bagagem sócio-cultural do educando.Uma evolução.Meu relato partiu da experiência que ocorre no Proeja Fic no município de Arroio do Sal,onde aplicamos a Pesquisa Sócio Antropológica para fins de embasar a Rede Temática onde trabalhamos a interdisciplinaridade de maneira efetiva.
Parabéns à 11a CRE,pela iniciativa.A sociedade do futuro agradece. 

SALA DE LEITURA PROF DILNEI DAROS

               Queridos seguidores e leitores esporádicos...escrevi o título e fiquei em silêncio...estático...pensando,refletindo e principalmente olhando pelo retrovisor da minha estrada.Neste sábado que passou dia 23 de junho de 2012,véspera de São João recebi uma homenagem magnífica,linda,emocionante.A sala de leitura,futura biblioteca da EMEI Bem Me Quer foi batizada com meu nome através de uma eleição,onde meu nome foi o mais citado.
               Faço essa citação apenas para que os meus seguidores entendam o que aconteceu,pois não fiquei com o ego envaidecido,nem cheio de luzes pelos holofotes que porventura eu estivesse procurando,pois felizmente,não faz parte de minha natureza...ainda bem.
               Quero sim escrever um relato simples e sincero do que sinto neste momento.Temos caminhos,andanças,buscas infinitas e finitas.
               Ao chegar em casa após o evento de ontem,que também incluiu o dia da família na escola,fui sossegando as idéias.
               Hoje tenho que me referir às bagagens de vida que já acumulei,aos seres especiais que ainda hoje fazem parte de minha vida como construtores e parceiros da carona da vida.Foi lindo ser reconhecido.Gostei,sim.
               E o melhor foi a sensação de "senso comum" que permaneceu comigo,ou seja uma grande emoção de estar em meio ao que mais gosto,gente.
               Gostaria de citar muitos seres humanos de minha caminhada...citarei alguns,os outros tantos não fiquem bravos,pois quem me conhece sabe da minha natureza,tenho todos em meu coração.
A Clarice Veiga Diretora da referida Escola,sensível ser,espiritualizada,focada.Uma educadora de corações.Nara Simone dedicação espartana,mas com olhar sensível também.Meu querido Pai,meu amado Paí Dorvalino...hoje ainda mencionei ele em um comentário com minha filha,onde uma vizinha das redondezas dizia ontem que ele(Pai)era um exemplo pra toda comunidade onde ele mora,e minha filha me olhou e disse:Meu vô é um exemplo para todos,todos....me emocionou ouvir isso.Minha Mãe Eva Nilda.
Meus avós,tios...alunos da EEEM Deotília Cardoso Lopes(Jaquirana)e seus professores,Curso EJA-Universitário(Jaquirana),Rede Sagrado(Torres),Irmã Socorro e Odila,EMEF Aracy Gomes Valim,Proeja Fic,...Prof Miguel Soares(Ulbra)Prof Evertom(Ulbra)Profs Mário Maestri(Ucs),Profa Orientadora Andréia(EMEI Magia do Aprender),Profa Orientadora Claudete(EMEI Bem Me Quer),Prof Jader(Proeja),Profa Mônica(11a Cre),Profa Nora(Smec),Educadores do IFRS,enfim, felizmente aqui eu teria espaço para colocar milhares,isso mesmo milhares de nomes,pois todos os meus Educandos destes quase 10 anos de educador teriam que estar aqui,sem contar os amigos serranos de muitos anos de convívio,os quais me conheçem desde tenra idade,colegas de Graduação da UCS e da Ulbra,de Pós Graduação da Universidade federal de Rio Grande,meu querido Orientador de Pós o Mestre Alexandre Bandeira...tantos seres humanos...transeuntes de uma caminhada onde a sensibilidade muitas vezes bateu forte,e ainda bate.
               Ontem ao ler comentários nos posts de uma Rede Social(Facebook),alguns salientavam que me observavam cuidar das crianças e viam um amor de pai,um amor impessoal e familiar.Isso faz parte de mim,fui educado assim.Filho de pais simples de interior,onde os pequenos gestos que acredito até hoje sempre passaram a fazer parte de uma tradição de costumes,baseados nos valores da família,no respeito ao vizinho,à natureza,aos filhos,aos professores.
               Uma sociedade é feita assim.Seres que erram e acertam.Sou assim,amo o que faço,e me percebo feliz ao lado de gente.

               Aprendi a reconhecer onde erro e tenho a mania de ficar refletindo sobre meus passos,atos e idéias.Penso que assim,me reconheço em essência e na velocidade do tempo certo,me revisito e me transformo.
               Obrigado de coração pela vida,pela sensibilidade,e pelo horizonte que tem sempre lugar para todos nós.
               Somos micro mundos,neste mundão lindo.Vejo que evoluímos,pois não posso apenas focar no que não é bom.Somos formadores e modelos,somos transformadores.
               Hoje tenho uma certeza,estou no caminho certo e não tenho nenhum problema pela sensibilidade de ver o mundo com uma ótica mais humana.
Obrigado à todos.


"No exercício crítico de minha resistência ao poder manhoso da ideologia,vou gerando certas qualidades que vão virando sabedoria indispensável à minha prática docente".(Paulo Freire)