Hoje no dia 15 de outubro de 2012,comemora-se no Brasil o Dia do Professor,data que até alguns dia atrás teve sua comemoração à nível mundial,quando comemorou-se o Dia Mundial do Professor.
Há muito não fazia postagens neste simples blogger,falta de tempo,excesso de atividades,enfim a labuta normal de um ser vivo neste planeta em pleno século XXI,rotina igual a qualquer cidadão.
Pensei,repensei...poderia deixar passar em branco sem nenhuma nota aqui,ou mesmo no vírus maior da atualidade chamado de "face"por todos nós cidadãos ocupadíssimos que perdem horas no "face".
Nos 45 do segundo tempo da vontade de não postar,dois "clic's" me alertaram.Um a minha própria vida e outro meu amado Pai,um Mestre inquestionável,aliás questionável apenas na questão de doar-se em demasia.Isso eu sinto até hoje.
Bem amigos leitores e seguidores eis o que são os amados professores...
Quando surgem frente as plateias em salas de aula,ali está um ser que tem uma vasta bagagem individual de busca de saberes,de domínio de técnicas,de pesquisas apuradas,de longas noites de teorizações e criações mirabolantes,ali está sim um Mestre.É oque vemos.Óbvio que com o passar dos anos as cascas desse Mestre foram caindo,muitas vezes naturalmente e muitas tantas outras forçadas pelo sistema podador e castrador existente e enraizado há muitos anos,independente da esquerda ou direita.Ali,hoje está o Mestre...sabem quem ele é?
Saibam queridos leitores que ele é neurótico, paranoico,sofredor de todas as síndromes possíveis.Um ser enlouquecido pela confusão que passa em sua cabeça,diante das mudanças que ele quer acompanhar,mas que não consegue.Outras vezes não quer mais acompanhar,porém deve acompanhar.É solitário na sua residência cercado pelo familiares queridos,pois ele,somente ele durante dezenas de horas,é parte de centenas de micro-mundos fora dali.Teorias,Planos de Governo mirabolantes sempre existiram,sempre existirão.
Aqui não aponto ninguém,não tem necessidade,nem faria diferença alguma socialmente falando.O Mestre é pai,é filho,é avô,é sonhador solitário a olhar para os seus educandos.
Sua vida passa tão rápido, que lá na fila do transplante,quando o médico lhe aborda e fala seu nome chamando-o de querido professor,ele não lembra mais daquele aluno traquina,que ali agora na sua frente vai lhe amparar.
Meu próprio pai pegou-se chorando silenciosamente após aposentar-se à sombra de uma das tantas árvores que plantou em sua vida,e questionado por minha mãe sobre o motivo do choro disse-lhe:
-Tu foi sortuda minha esposa,tu viste nossos filhos crescerem,enquanto eu lecionava,e hoje eles não estão mais conosco.Eu não os vi crescer.
Hoje vejo com meus próprios olhos a parte humana de ser Mestre,Professor,Educador não importa o rótulo,é um ser extremamente inacabado.
Inacabado, pois ele olha o mundo com uma ótica única,está confuso atualmente e não poderia ser diferente,se as próprias famílias estão perdidas na dicotomia do sistema.Inacabado pois ainda é o grande Mestre,no meio do caos.
Isso não é um cenário feio,ou pessimista,menciono o humano e suas sequelas somente isso.
Em todas as profissões existem destaques, e com o Professor não poderia ser diferente.É normal.Esse post é para mostrar que o Professor cada vez mais,é importante socialmente e continua um ser inacabado.E quanto mais inacabado este "ser",mas a sociedade se desequilibra,pois ele é o filtro,a orientação,o norte,eis a sua importância.
O PROFESSOR É SIMPLESMENTE,TUDO.
Nada mais a declarar.PARABÉNS AOS PROFESSORES...OBRIGADO MEU AMADO PAI,TE AMO.






Nenhum comentário:
Postar um comentário